top of page

Pacto Nacional ‘Brasil Sem Desperdício’ une setores para reduzir perda e desperdício de alimentos na cadeia produtiva

  • Foto do escritor: thais1312
    thais1312
  • 25 de set.
  • 3 min de leitura

SÃO PAULO, SETEMBRO DE 2025 – O WWF-Brasil e a ONG de ação ambiental global WRAP lançam, no dia 2 de outubro, o pacto nacional de perda e desperdício de alimentos ‘Brasil Sem Desperdício’, que reúne empresas, governos, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil em um esforço colaborativo para reduzir a perda e o desperdício de alimentos (PDA) em toda a cadeia produtiva brasileira.

 

Atualmente, o país desperdiça cerca de 30% de toda a produção de alimentos, o equivalente a 55 milhões de toneladas por ano – um prejuízo estimado em R$ 61,3 bilhões para o setor. O dado é ainda mais grave diante do cenário nacional de insegurança alimentar: 64 milhões de brasileiros têm acesso restrito à alimentação, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

“Enquanto somos um dos maiores produtores agrícolas do mundo, os brasileiros convivem com níveis alarmantes de desperdício e de fome. O ‘Brasil Sem Desperdício’ surge para acabar com isso. Por meio de colaboração, dados e soluções práticas que promovam a redução da perda e desperdício de alimentos, abordaremos esse problema de maneira sistêmica”, afirma Luiza Soares, analista de conservação e líder da iniciativa no WWF-Brasil.

 

Além disso, o Brasil Sem Desperdício conecta o país a uma rede global de Pactos Alimentares para compartilhar experiências internacionais que já demonstraram impacto em diferentes mercados. O programa funciona por meio de um Pacto que incentiva governos, empresas e outras instituições signatárias a adotarem as melhores práticas nacionais e internacionais focadas na redução da perda e desperdício de alimentos específicos ao contexto local, do campo à mesa.

 

As empresas que fazem parte do acordo serão apoiadas na implementação de uma abordagem de Definir, Medir, Agir para reduzir o desperdício em suas operações. Isso permite às empresas e outras organizações definirem metas, implementarem ações para reduzir o desperdício de alimentos e medirem o progresso da transformação. Na cadeia da produção de alimentos, a metodologia pode ser usada para identificar e reduzir o desperdício em cada etapa, com metas claras, medições precisas e ações direcionadas, desde a produção até o consumo.

 

Os representantes do governo e do setor também têm acesso a grupos de trabalho em que podem trocar experiências e informações valiosas com potencial de acelerar as ações alinhadas às melhores práticas internacionais.

 

Benefícios para empresas do setor de alimentos

 

Ao aderirem ao programa, empresas brasileiras poderão se beneficiar de:

 

● Eficiência operacional e redução de custos ao identificar gargalos e desperdícios.

● Preparação para novas regulações antecipando exigências de relatórios obrigatórios.

● Fortalecimento da reputação e da marca, com reconhecimento público pelo compromisso sustentável.

● Conexão com outras empresas líderes, academia e governos.

● Aprendizado a partir de casos já implementados no mundo através da Rede do Pacto Alimentar.

 

“Estamos construindo um ambiente colaborativo, em que cada empresa ou instituição signatária receberá suporte técnico-científico para alcançar resultados concretos. Acreditamos que, juntos, podemos transformar o Brasil em uma referência mundial no combate ao desperdício de alimentos”, destaca Daniela Teston, Diretora de Relações Corporativas do WWF-Brasil.

 

David Rogers, diretor de Desenvolvimento Internacional da WRAP, comemora a entrada do Brasil na Rede Global do Pacto Alimentar. “Cerca de 10% das emissões globais surgem dos alimentos que desperdiçamos - isso é mais do que na aviação - o que significa que o desperdício de alimentos está literalmente alimentando as mudanças climáticas”, avalia.

 

“Como grande produtor de alimentos, o Brasil tem um papel crítico a desempenhar, e o ‘Brasil Sem Desperdício’ soma o impacto local ao programa global. A WRAP tem o prazer de fazer parceria com o WWF-Brasil e outras organizações incríveis, demonstrando que trabalhar com parceiros locais em todo o mundo gera enormes resultados”.

 

Compromisso com a ação

Antes do lançamento, o pacto vem recrutando signatários, que recebem capacitação, ferramentas e apoio técnico para adotar e implementar os princípios de redução da perda e desperdício de alimentos - definir, medir e agir. Os primeiros resultados serão consolidados em relatórios nacionais anuais, oferecendo transparência e aprendizados para todo o setor.

 

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 29 anos atua em todo o país para combater a degradação socioambiental e construir um futuro em que as pessoas vivam em harmonia com a natureza. Conectado a uma rede global, o WWF trabalha em parceria com governos, sociedade civil, academia e empresas para promover soluções sustentáveis e inclusivas diante da emergência climática.

 

Sobre a WRAP

A WRAP é uma ONG global de ação ambiental que catalisa formuladores de políticas, empresas e indivíduos para transformar os sistemas que criam os nossos alimentos, têxteis e produtos manufaturados. Juntos, eles são responsáveis por quase 50% das emissões globais de gases de efeito estufa.

__________________________________________________________________

Para mais informações:

Presstalk Comunicação Corporativa – Assessoria de Imprensa do ‘Brasil Sem Desperdício’

●              Thais Abrahão (thais@presstalk.com.br) – (11) 9900-8402 / (11) 3061-2263

●              Rosana Monteiro (rosana@presstalk.com.br) – (11) 99427-8407

 
 
 

Comentários


Inscreva-se em nossa newsletter para receber as últimas atualizações

Todos contra a perda e o desperdício de alimentos

© 2025 Brasil Sem Desperdício | CLS 114 Bloco D - 35 Asa Sul. CEP 70377-540. Brasília - DF

bottom of page